• Neve.
    Neve.
    Entre para seguir isso  

    [DEBATE] O Guarda-Redes Atual: Atributos & Opiniões Gerais

    Análise

    O Guarda-Redes ao Longo da História

     

    Em época de rescaldo e consequente preparação para a temporada seguinte, a equipa do Jornal HBPT decidiu fazer a sua própria análise fundamentada em dados estatísticos e opiniões de membros relevantes para a matéria em questão. Deste modo, abrimos espaço para um novo conceito, ou seja, inquirir quem são os nomes mais sonantes que passaram e que ainda se encontram no Haxball em Portugal numa determinada posição.

    Esta semana, começamos por aprofundar o nosso estudo sobre a posição Guarda-Redes. Efetivamente, trata-se de uma posição crucial para uma equipa, uma vez que um bom GK para além de transmitir confiança aos restantes colegas, também incute uma dinâmica diferente ao jogo, destacando-se principalmente no processo defensivo. Este é o último obstáculo com o golo, evidenciando geralmente uma forma simples de jogar, com pouca técnica e sem grandes argumentos ao nível do jogo, visto que a sua função é quebrar as investidas adversárias. Mas será que estes predicados se mantêm? Será que o GK atual progrediu ao nível técnico e táctico juntamente com a evolução do Haxball? Será que é a posição mais fácil de jogar? Muitas são as questões que se criam a este respeito.

    Neste âmbito, damos lugar a uma interpretação histórica. O papel do Guarda-Redes, com o passar do tempo, foi sendo menosprezado devido à evolução do jogo. Isto é, no início das competições 3vs3, o GK era visto como fundamental, pois tinha a função de distribuir jogo, defender espaços interiores, levar jogo para o ataque e eventualmente organizar a equipa dentro de campo. Contudo, quando foi introduzido outro tipo de modos que envolviam 4 jogadores de cada lado o GK passou a ter um papel mais passivo, focando-se praticamente na sua baliza. Com isto surgiram opiniões de que esta posição seria a mais fácil de se jogar, uma vez que era a que se prendia a uma área mais restrita sem ser necessário desenvolver grandes capacidades técnicas. Já nos últimos tempos, passaram a existir tácticas que fazem o GK ter um papel preponderante em todos os modos, fazendo com que este se envolva mais no processo ofensivo.

    Grandes personalidades deixaram a sua marca no HBPT e continuam a deixar. Nomes como, por exemplo, RaTo, TheFuckingLeet, Perfecionista, cromado, SimplySCP, SupertugA ou Pringles foram figuras incontornáveis de qualidade e com prestações regulares em equipas de topo. Destacaram-me pelo seu posicionamento, rigor táctico, controlo do 'boneco' e  aptidões ao nível da skill.

    Nos dias que correm, e segundo o STAFF, destacaram-se 4 GK's, isto é: MeteRespeito, irvi, GoKu e Tuto (desde já, o Jornal gostaria de dar os parabéns aos nomeados e ao vencedor da votação - Tuto). E para desvendar algumas facetas e polémicas que envolveram todo este processo decidimos entrevistar os intervenientes com questões pertinentes, colocando-os num frente a frente!

    Nota: O jogador MeteRespeito decidiu não colaborar neste artigo, invocando que tinha intenção de deixar o jogo e que não queria envolver-se em mais nenhum assunto relacionado com o HBPT. Assim, o debate foi realizado com os membros @-Tuto!, @irvi e @GoKu.

     

    Resultado de imagem para frente a frente

     

    Entrevistador - Como olharam para a logística da votação de melhor GK da última temporada? Acham que os resultados foram de acordo com a qualidade individual de cada um dos nomeados?

    Tuto Primeiramente queria agradecer pelo convite. Bem, não digo que foram de acordo com a qualidade individual, porque ao falarmos de qualidades individuais, estamos falar sobre skill, ataque, defesa, posicionamento e passe. Acho que eu e o irvi somos bastante diferentes em termos de características. Eu vejo o irvi como um jogador da frente de ataque e não GK (corrijam-me se estiver enganado), e por isso considero-me melhor em termos de defesa e posicionamento do que ele. Contudo, considero que o irvi é melhor em skill, ataque e passe.

    Diga-se que os 4 nomeados eram todos muito fortes. Mas tudo somado, penso que tanto eu como o irvi podíamos ter ganho, porque, apesar de para mim o irvi não ser GK, desempenhou muito bem essa função e não era nenhum escândalo a atribuição do prémio a qualquer um de nós os 2. Por outro lado, acho que para que o MeteRespeito tivesse entrado na luta por melhor GK teria de ter participado em mais jogos... como não participou em tantos como os outros nomeados era bastante difícil ganhar o prémio de melhor GK da época.

    irvi - Eu não estive, de todo, em concordância com a maneira como as votações foram feitas. A meu ver, este tipo de votações são sempre injustas, pois as pessoas que tiver mais amigos na comunidade acaba sempre por ganhar... por exemplo, como é que o MeteRespeito teve mais votos que eu quando só fez dois jogos? Acho que não preciso de dizer mais nada.

    GoKu - Este sistema de votações também se faz na FeedMe Haxball. Mas, devo dizer que acabei por não gostar do formato para este inquérito de melhor GK. Na minha opinião, se só votassem os capitães, o resultado teria sido mais realista. Só o facto do campeão e o sub-campeão da liga ficassem nos dois últimos lugares diz muito sobre estas votações e sobre as pessoas que votam. Mas é isto... se tivessem votado os capitães teria ajudado para a credibilidade da votação.

     

    Entrevistador - No vosso ponto de vista, qual foi o melhor GK que passou pelo HBPT? E porquê?

    Tuto Esta é uma pergunta bastante difícil de responder. É complicado dizer quem foi o melhor, porque antigamente havia um vasto conjunto de GK's cheios de qualidade, tais como Pringles, Mark, Muller, Mód Ród, Red El Javi, Davemustaine, entre outros (e peço desculpa se me estou a esquecer de outros - estes foram os primeiros que me vieram à cabeça).

    Não posso dar os motivos de que me levam a referir alguns nomes em específico, mas posso responder ao porquê de existirem muitos Guarda-Redes com muita qualidade em tempos antigos no HBPT. Isto é, como havia um maior número de equipas, o número de jogadores tinha que ser maior e consequentemente existiria maior qualidade. Os GK's antigos do HBPT eram diferentes, porque possuíam todas as qualidades individuais possíveis. Não digo que todos expressassem essas qualidades da mesma forma, mas, na minha opinião, esse era o porquê de os Guarda-Redes que passaram antigamente pelo HBPT serem de mais qualidade e diferentes dos que há atualmente (como eu). Não era por acaso que quase todos os GK'S podiam desempenhar a função de trinco... tinham qualidade e capacidade para tal.

    irvi O melhor GK português, sem qualquer dúvida, foi e é o Pringles. Simplesmente é o Guarda-Redes que consegue mais facilmente completar uma equipa, ou seja, é do melhor que há a antecipar e toma sempre as decisões corretas. Uma equipa do topo necessita disso.

    GoKu - Sem dúvida que o Pringles foi o melhor GK que tenho visto desde a minha entrada no HBPT. Também é verdade que não tenho olhado muito para a comunidade, mas ele até é bastante reconhecido internacionalmente, pelo que não posso indicar um nome melhor neste aspeto. Defensivamente e ofensivamente tem umas qualidades incríveis, com grande controlo do spam (que ajuda muito um GK).

     

    Entrevistador - Tuto, foste considerado o melhor GK da última época, apresentado números bastante aceitáveis. Achas que atualmente podes ser visto como o melhor GK no Haxball português?

    Tuto Até posso ser visto dessa maneira, se olharmos para os números desta época. Não é descabido se consideram-me o melhor GK hoje em dia. Pessoalmente, não gosto de me considerar isso porque foi apenas uma boa época e há melhores GK's que eu (não tenho problemas em admitir isso). Refiro-me a personalidades que ou já não jogam isto ou que não estiveram ativos nesta época que se passou. 

    Vou focar-me na próxima época e trabalhar juntamente com a minha equipa para atingir os nossos objetivos. Veremos o que nos guarda o futuro. Com certeza que será mais fácil responder a essa pergunta no final da próxima temporada.

     

    Entrevistador - irvi, pode-se afirmar que o GK sempre foi e será um jogador limitado? Achas que esta posição evoluiu juntamente com o avançar do nível técnico e táctico do Haxball?

    irvi - Para mim, o GK não é um jogador limitado.

    Já no que diz respeito à segunda questão, é óbvio que a posição evoluiu bastante. Exemplificando: antigamente ninguém se antecipava a uma bola - a maioria ficava dentro da baliza; só os melhores na altura faziam isso (e por isso é que se destacavam dos outros); hoje em dia todos fazem isso (ou tentam) e quem não faz, não arranja equipa (no estrangeiro pelo menos). Posto isto, eu acho que a posição de GK foi das que mais evoluiu com o decorrer do jogo.

     

    Entrevistador - GoKu, quais são os atributos que um bom GK precisa de ter?

    GoKu - É sempre necessário ter boa colocação. Efetivamente, é imprescindível para um GK ficar sempre em boa colocação, mesmo se não tiver um bom spam. Depois depende da equipa na qual estiveres a jogar, isto é: se és um Guarda-Redes defensivo, numa equipa de menor nível ias fazer muito mais; se és ofensivo, tendes a arriscar mais; se não tens uns médios que defendam bem, é óbvio que não vais ter o rendimento esperado. Por fim, também temos que ter em conta o facto de manter sempre a cabeça fria, dado que um GK tem de estar constantemente a pensar na saída da bola da defesa, pelo que um mau jogo acaba por ter efeito negativo, nomeadamente no resultado.

     

    Entrevistador - É tudo. Muito obrigado aos três pelo vosso contributo! Penso que conseguimos dignificar o papel do GK ao longo da história do HBPT e descortinar alguns aspetos do jogo.

     

     

    • Gosto 7

    Entre para seguir isso  


    Feedback do Usuário

    Recommended Comments

    A forma como a votação para melhor guarda-redes foi feita não foi a melhor também... Colocar as estatísticas no 1º post só iria fazer com que a malta se guiasse pelas estatísticas e visse quem foi o guarda-redes com menos golos vs. número de jogos jogados. É uma coisa que dificilmente cria consenso, mas acho que quem organiza a competição e que naturalmente vê mais replays (ou então não) é que deveria decidir. Em tempos e por várias vezes o melhor marcador do campeonato não era sequer chamado à selecção... Claro que aqui já estou a tocar num ponto um pouquinho diferente.

    Posso falar no meu caso específico que também sou guarda-redes. Sempre fui muito defensivo como se era antigamente, mas os tempos mudaram e o guarda-redes atual tem um papel muito importante no ataque, coisa que eu na verdade nunca me consegui adaptar muito bem a um nível alto. Adorava debater este tipo de coisas com pessoas como o Tortogol e tentar melhorar o meu jogo.

    Anyway bom tema :)

    • Obrigado 2

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites
    52 minutos atrás, diaseguinte disse:

    A forma como a votação para melhor guarda-redes foi feita não foi a melhor também... Colocar as estatísticas no 1º post só iria fazer com que a malta se guiasse pelas estatísticas e visse quem foi o guarda-redes com menos golos vs. número de jogos jogados. É uma coisa que dificilmente cria consenso, mas acho que quem organiza a competição e que naturalmente vê mais replays (ou então não) é que deveria decidir. Em tempos e por várias vezes o melhor marcador do campeonato não era sequer chamado à selecção... Claro que aqui já estou a tocar num ponto um pouquinho diferente.

    Posso falar no meu caso específico que também sou guarda-redes. Sempre fui muito defensivo como se era antigamente, mas os tempos mudaram e o guarda-redes atual tem um papel muito importante no ataque, coisa que eu na verdade nunca me consegui adaptar muito bem a um nível alto. Adorava debater este tipo de coisas com pessoas como o Tortogol e tentar melhorar o meu jogo.

    Anyway bom tema :)

    Boas @TIAGO?

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    Na minha opinião a melhor maneira de fazer a votacão era escolher um grupo de pessoas que estivesse na comunidade à muito tempo, que perceba do jogo e juntamente com os organizadores votarem no melhor jogador para cada posicão, digo isto porque os organizadores vêm as replays todas para poderem fazer as estatísticas e com certeza têm melhor nocão em quem teve uma melhor performance na época que a maioria das pessoas.

    Acho que esse critério dos capitães de cada equipa votarem nunca ia dar certo porque com certeza iam escolher o seu jogador caso estivesse na lista mesmo que não achassem que tivesse sido o melhor.

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites


    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Criar uma conta

    Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

    Crie uma nova conta

    Entrar

    Já tem uma conta? Faça o login.

    Entrar Agora