• Neve.
    Neve.
    Entre para seguir isso  

    PPF - Um ''trajeto exemplar'' que pode ainda não ter tido um final definitivo

    Ppf

    PatadaPraFrente - O ESPELHO DA CONSISTÊNCIA

    Novo mês e mais uma crónica sobre uma equipa mítica do Haxball português! Desta feita, falamos de uma formação que se demarcou principalmente pela consistência e maturidade que demonstravam em cada jogo - este atributo valeu-lhes títulos a nível nacional, algumas qualificações para competições internacionais e um respeito total por parte da restante comunidade. De facto, os Patada Pra Frente foram talvez a equipa mais experiente que já passou pelo HBPT. E, como qualquer equipa que se preze, também contavam com jogadores importantes que passavam os valores da equipa - entre eles contam-se: Ptm (capitão e principal fundador do projeto), Tomasz, ALA, Luuk De Jong, cromado, Folha, eko, R3V0LU710N ou rg.

    Após anos de existência, os PPF intercalaram entre Liga de Honra e SuperLiga, sendo que no seu auge conquistaram troféus dignos de destaque, afirmando-se como uma das melhores equipas de Portugal (nomeadamente no modo 3vs3). Posto isto, de seguida apresentam-se os troféus ganhos a nível nacional:

    • 🏆 12ª época - Liga de Honra 3v3;
    • 🏆 21ª época - SuperLiga 3v3 Taça de Portugal 3v3;

     

    • 🏆 Liga Aspirina - 19ª versão;

    Para limar todas as arestas em torno dos PPF, a equipa do Jornal HBPT procurou e conseguiu chegar ao contacto com o cromado, umas das figuras mais marcantes da equipa. Deixamo-vos agora com o seu testemunho.

    image.jpeg.f33376d2f5b1ccd9290362f7c52b0bde.jpeg

    Entrevistador - Antes de mais nada, queria agradecer-te pela colaboração neste artigo. Ora, como é recordas todos os tempos que viveste dentro dos PPF? Ou seja, quais são os pontos que destacas como mais positivos e os mais negativos?

    cromado - Eu é que tenho de agradecer por ainda se lembrarem de uma equipa que deu muito à comunidade. É com todo o gosto que falo, tentando expressar da melhor forma os pensamentos que nos eram transcendentes, em nome de todos os jogadores que passaram por esta fantástica equipa.
    Os PPF foram uma equipa criada com o intuito de divertir, conviver e competir com as outras equipas de alto gabarito. Como pontos positivos, destaco o divertimento sem registos de desavenças, e o facto de estarmos sempre à procura de melhorar o nosso estilo de jogo para tentarmos chegar a um nível cada vez mais sólido. Negativamente, era a parte das derrotas... quando perdíamos e sabíamos que era um jogo ao nosso alcance ficávamos frustrados, mas mesmo assim tínhamos a capacidade de erguer a cabeça e focar-nos no jogo seguinte.

     

    Entrevistador - Era fácil conviverem praticamente sempre com o mesmo núcleo duro de jogadores? E, neste sentido, achas que esta vossa característica foi um aspeto que contribuiu significativamente para a vossa longevidade ou, por outro lado, sentem alguma mágoa de não terem tido mais pessoas na equipa?

    cromado - Foram 4 anos de convivência sempre com as mesmas pessoas. Sabíamos praticamente tudo uns dos outros. Recordo-me que muitas vezes chegávamos às 7 da tarde e ficávamos à conversa até às altas horas da noite - éramos uma verdadeira família. Todavia, diga-se que chegaram a entrar muitas pessoas e saíram outras... no balanço final, tentamos sempre concentrar as pessoas que mais tocaram no coração. Não nos desfazendo de jogadores, mas tentamos fazer um grupo unido - se questionarmos as pessoas sobre jogadores que passaram pelos PPF, as respostas irão sempre rondar as mesmas pessoas, porque foram aquelas que mais marcaram a equipa.

     

    Entrevistador - Quais eram as características principais dos PPF?

    cromado - Em campo, o nosso maior trunfo era o contra-ataque. Treinávamos e fazíamos bastantes jogos para chegar à perfeição... com isto, conseguimos ter uma linha de jogo que começou a dar frutos e, como tal, começamos a adoptar essa postura até ao final do projeto. Em termos de ambiente com os adversários, respeitámos sempre todos nas vitórias e derrotas, isto é, nunca faltamos ao respeito a ninguém. Fomos uma equipa a seguir em questão de fair play.

     

    Entrevistador - Caso se alinhe a disponibilidade dos jogadores com a motivação necessária para a prática do jogo, existe a possibilidade de um regresso da equipa a médio prazo?

    cromado - Apesar do contacto já não ser tão mais intenso como era dantes, já houve uma ou outra conversa onde colocámos uma possibilidade de voltarmos. A verdade é que comunidade está diferente, e do que temos visto, não se apresentam melhorias desde que deixámos de jogar. Mas isto não quer dizer que não possamos regressar - quem sabe se um dia não iremos voltar ao jogo.

     

    Entrevistador - Em tom de conclusão, que palavras finais gostavas de deixar sobre esta equipa histórica, e até que ponto vocês podem ser considerados um exemplo para a atual geração?

    cromado - Podemos não ter sido a equipa com mais títulos e tudo o resto que outras alcançaram, mas olhando para trás fico feliz por nunca termos mudado a nossa identidade. Tivemos o sonho de chegar o mais longe possível na HCL, onde apenas caímos nos quartos de final (apesar dos títulos a nível nacional, acho que este feito foi o auge da nossa aventura). Por isso, e para quem vai começar a jogar ou para quem já joga, gostava de deixar um conselho: tentem ser persistentes que um dia vão chegar lá. Os PPF nunca desistiram, e saímos de cabeça erguida pelo trajeto exemplar que conseguimos fazer.

     

    Imagem relacionada

    Como é que a comunidade definia os PPF em poucas palavras?

    @Braga - "Os PPF fazem parte do lote de equipas existentes na altura em que eu comecei a jogar Haxball. Lembro-me que eles no 4vs4 nunca se conseguiram destacar muito, mas no 3vs3 transfiguravam-se pois era aquela competição em que realmente se davam bem, e, por sinal, eram das melhores equipas a nível nacional (mesmo com formações como EC, FAMILIA, WAR, ...). Assim de cabeça, lembro-me do Ptm e o Folha - dois dos bons jogadores que compunham o plantel."

    @k0z - "Os PPF eram uma equipa que embora não parecesse muito ativa, davam a entender que se conheciam todos bastante bem. Tinham uma química apreciável, e eram aquela equipa que mesmo que às vezes os resultados não fossem positivos, sabíamos que voltavam sempre com aquela estabilidade característica."

    @CRM - "Acho que era uma equipa que tinha um bom ambiente e que até jogavam muito bem juntos. Gostaria que um dia voltassem."

    • Gosto 5

    Entre para seguir isso  


    Feedback do Usuário

    Recommended Comments

    Aquele gajo que jogava nos PPF, melhor marcador da Superliga 4x4 19a época é que era um jogador fabuloso!!! #ZaKarianub

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites
    20 horas atrás, TemplleGoku disse:

    Faltavam aí as palavras do ptm e do ala!

    A ideia deste tipo de artigos é unicamente contar com um testemunho de um membro que tenha sido importante na caminhada da equipa em questão (aliás, foi assim em todos os textos anteriores deste tipo, excepto no dos HAI devido a uma conjuntura muito particular).

    Neste caso, de entre todos os membros mais significativos, apenas consegui entrar em contacto com o cromado, que diga-se que cumpria os requisitos pretendidos. Para além disto, tenho a acrescentar um dado importante que ainda dá mais força ao contexto em que o artigo foi elaborado: o antigo GK da equipa comunicou com outros membros dos PPF (entre eles o Ptm) para averiguarem se existia um consenso nas palavras proferidas pelo entrevistado. Em suma, podemos dizer que temos um testemunho geral dos antigos PPF que apenas se materializou nas palavras do cromado.

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites


    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Criar uma conta

    Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

    Crie uma nova conta

    Entrar

    Já tem uma conta? Faça o login.

    Entrar Agora