• Neve.
    Neve.
    Entre para seguir isso  

    ZHC - Uma "paixão" nutrida de valores e história

    image.jpeg.9b2d32a8e23c6bccbd0d98d5622f92b6.jpeg

    ZonaHaxClub - UM LEGADO ETERNO

    Toda a comunidade reconhece os ZHC como uma das equipas mais histórias, marcantes e sobretudo perduráveis do Haxball em Portugal. Efetivamente, a história não engana - os ZHC, fundados em 2011 por um grupo de 8 colegas de onde se destacam personalidades como Edgar, Ronas, Messi_Açores ou Matt, foram a equipa mais antiga do HBPT, contabilizando cerca de 4 anos e 9 meses de existência.

    Não restam dúvidas, esta equipa para além dos títulos conquistados transmitiram-nos valores imprescindíveis na nossa comunidade, tais como o espírito de equipa, a perseverança e o companheirismo. Por outro lado, os Zona Hax Club foram reconhecidos também por terem revelado novas ideias, táticas e formas de encarar o jogo no país. Este facto espelha-se não só pela qualidade e quantidade dos jogadores que se formaram na equipa, como também pelo modo como se mostraram à medida que iam aparecendo novos formatos, como 3vs3 e posteriormente o 4vs4.

    Assim, a redacção do Jornal HBPT decidiu investigar um pouco mais sobre os ZHC e para isso contamos com a colaboração do principal fundador - @Edgar ZHC - e de algumas palavras de jogadores que passaram pela equipa mais antiga do HBPT.

    image.jpeg.f33376d2f5b1ccd9290362f7c52b0bde.jpeg

    Entrevistador - Olá Edgar. O que diferenciava os ZHC das restantes equipas?

    Edgar  Boa tarde Neve. Primeiramente agradecer o convite para falar um pouco desta equipa histórica que foi um projeto desde 2011 a inícios de 2016. 

    É impossível contar a história do Haxball português sem se falar nos Zona Hax Club. Como já se sabe, os ZHC foram a equipa mais antiga de Portugal e talvez tenha sido esse o grande factor que diferenciava das restantes equipas. Os jogadores e as equipas portuguesas nutriam um respeito por nós, assim como pelos nossos valores e fair play. Poderia dizer que a certa altura éramos um exemplo fora do campo. “Mais que uma equipa… uma paixão” - era este o nosso lema, e era através dele que contávamos aos nossos jogadores (que entravam e saíam do grupo) a história da equipa. Aliás, era um pouco dessa história que me movia a mim e ao Ronas (que fomos os últimos fundadores ativos da equipa) a continuar com o projecto, ambicionando sempre um pouco mais, de modo a fazer ainda mais história.

    No entanto, não foram sempre 4 anos e 9 meses perfeitos, houve alturas negras onde vários jogadores saíam no final da época, e os capitães dos ZHC eram obrigados a se superarem. Felizmente, sempre foi possível, formando planteis competitivos, ambiciosos, e preparados para os objetivos propostos por esta equipa histórica. E essa capacidade de superação ao longo dos anos, foi mais um dos fatores que nos diferenciava de outras equipas.

     

    Entrevistador - Todos reconheciam os ZHC como uma equipa com um ambiente único e ímpar no HBPT. Como conseguiram criar aquela atmosfera em torno do clube?

    Edgar Antes de responder a essa questão, vou me alongar um bocado. Apesar de ser um jogo virtual, posso dizer que tenho memórias para a vida. Era um miúdo quando comecei a jogar Haxball (apenas 11/12 anos de idade) e posso dizer que foi com os ZHC que cresci bastante como pessoa. Apesar de ser um dos fundadores, nem sempre fui o líder. Talvez, só a meados do 2º ano de equipa é que me senti preparado para liderar este projeto. Fui aprendendo bastante com os meus colegas fundadores que ainda tinham uma diferença de idade para comigo. Assim, tive todas as condições necessárias para ganhar um pouco de autoridade e acima de tudo de maturidade.
    Os ZHC proporcionaram-me tudo o que precisava para criar momentos inesquecíveis… tenho recordações neste jogo que não me esqueço.
    E muito disso, deve-se a esse ambiente único e ímpar que referiste. Nesta casa, com esta família, não podia ser de outra maneira. Não era qualquer jogador que era ZHC, podia ter qualidade (que é sempre um fator decisivo), mas isso não era o mais importante. Para nós, o mais importante sempre foi o dito ‘balneário’. Não eram só oficiais e Haxball, eram também as noitadas, as risadas e a convivência aberta com qualquer jogador de outra equipa e até com outras equipas. O nosso canal no TS (fora em jogos oficiais) era um espaço aberto a qualquer pessoa, e como é óbvio, tinham que ser bem acolhidos por nós. Para te sentires bem, tens de fazer os outros sentirem-se bem, sendo um líder ou um jogador.
    Nunca nos podemos esquecer que apesar da competitividade e ambição que temos neste jogo, que é bastante importante e os ZHC também a tiveram (em alguns momentos em demasia), o Haxball não passará disso mesmo… um jogo, um passatempo onde o objetivo principal é a diversão! E se o jogares com as pessoas que mais gostas de conviver, então não haverá motivo para não te divertires.

     

    Entrevistador - Guardas mais os títulos e os sucessos desportivos alcançados ou as pessoas que foste conhecendo e que passaram pelos ZHC? E porquê?

    Edgar No fim guarda-se sempre um bocadinho de tudo. Talvez destaque mais, e isto numa parte mais pessoal, as pessoas que foi conhecendo durante estes anos.
    Mas obviamente, que inevitavelmente, guardo as épocas em que tínhamos grandes ambições, com planteis competitivos e lutávamos pelos títulos. Assim como guardo épocas menos satisfatórias onde valorizo o esforço de todos os jogadores para que fosse possível dar a volta por cima, uma vez que nem os maus resultados mexiam com o nosso bom ambiente porque estava rodeado de pessoas fantásticas.
    Mas também no mesmo papel, não consigo falar dos ZHC sem poder falar de algumas das nossas prestações na Superliga, as finais da taça de Portugal, as conquistas da Liga de Honra, assim como a ida a Champions League 3x3. Também como líder, não me posso esquecer do pessoal que conheci, que convivi e que acima de tudo partilhei a liderança durante anos. O Ronas e o Master à primeira vista as pessoas mais importantes para que o nosso sucesso fosse possível.
    No Haxball, a par da história, são os jogadores que fazem as equipas, e são esses mesmos jogadores que fazem com que o Haxball seja um passatempo viciante e produtivo.

     

    Entrevistador - Existe alguma possibilidade de um dia voltares com esta formação histórica no panorama nacional?

    Edgar Como se costuma dizer “nunca digas nunca”, mas é muito improvável os ZHC voltarem. Neste momento na minha vida, há muita coisa à frente do Haxball e para ser sincero, será sempre assim. Deixei o Haxball mal terminei com os ZHC, já raramente ligava à equipa e estava a ser mais um problema que uma solução. Foram anos brilhantes, aproveitei ao máximo o jogo e estarei agradecido à comunidade portuguesa e a todos vocês por terem feito parte da minha adolescência no que toca o mundo virtual. Agora os tempos são diferentes, atualmente vou para o último ano de faculdade e não reúno as condições necessárias para estar à frente de um projeto com o nome e reputação dos ZHC.
    Infelizmente perdi o contacto também com o meu parceiro de liderança desde inicio (Ronas), que de certeza que também pôs um fim à sua carreira ‘haxbolística’.
    O que poderá acontecer, é haver projetos, ou seja, novos projetos independentes dos ZHC, mas dando uma certa imagem de OldSchool dos Zona, como o projeto "From Zona" (FZ) do Pires (um dos fundadores dos ZHC) que conta com jogadores que são da família ZHC como o Bale, Cyndaquil, Ned, Pavão e ainda pessoas, que apesar de nunca terem representado os ZHC, sempre tiveram uma boa ligação com a casa.
    Os ZHC tiveram o seu tempo, onde marcaram a diferença, contribuíram para a comunidade e tenho a certeza que se despediram pela porta grande e serão sempre relembrados.

     

    Entrevistador - Que palavras gostas de deixar para o HBPT? Nomeadamente o que pensas que poderiam melhorar em termos de comunidade para atrair não apenas as velhas guardas, mas sobretudo as novas gerações.

    Edgar Acima de qualquer tipo de competição que estejam inseridos, não se esqueçam de se divertirem. O Haxball é um excelente passatempo, mas nunca poderá passar disso!
    Continuem a dignificar o Haxball português e sejam sempre uma solução e não um problema!
    Já há bastante tempo que não estou a par da comunidade e do jogo em si, portanto não poderei apontar quaisquer aspetos negativos ou positivos, inclusive não estou a par das iniciativas que realizam agora, portanto posso sugerir algo que já é feito. No entanto, a inovação é o segredo, e as iniciativas como estas são importantes, não só pelo facto de as velhas guardas relembrarem os seus tempos, mas também as novas gerações vão conhecendo um pouco do que já foi o Haxball português. Para uma atração de velhas guardas talvez poderíamos começar por juntar membros de antigas equipas de forma a recuperarmos as restantes. Assim como optar por uma flexibilidade maior na organização da liga de modo a todos participarem.
    Quanto às novas gerações, sempre fui uma pessoa que gostava de estar atento aos novos jogadores, também isso justifica o facto de ter os ZHC U21 por duas vezes. Uma academia onde os jogadores conheciam e entravam em contacto com o HBPT e evoluíam como jogadores. Não sei se as condições neste momento são as ideais para criar academias ou equipas B's, mas cabe também um pouco aos veteranos puxarem pelas novas gerações e mostrarem um pouco do que é o espírito da comunidade portuguesa. São demasiados anos e momentos com esta comunidade. E acho que estamos todos de acordo que as boas recordações que temos no HBPT, as novas gerações também têm o direito de um dia ter.
    Continuem com o trabalho e não desistam disto... é uma história muito bonita para se acabar por aqui!

     

    Imagem relacionada

    Como é que os antigos membros caracterizam globalmente os ZHC?

    @jonnzhc - "Eu sou um dos fundadores da 'velha senhora' Zona Hax Club, e digo orgulhosamente que fomos a primeira equipa oficial portuguesa e a primeira equipa campeã nacional (os pioneiros, dizem). Como o próprio lema do clube diz 'Mais que uma equipa, uma paixão'. Não havia um único jogador que não quisesse ser ZHC, uma vez que que sempre fomos gente do povo. Globalmente, ZHC é um dos maiores clubes de sempre na história nacional do HBPT. Nada me pode deixar mais orgulhoso... a mim e aos outros 7 amigos que comigo criaram a 'velha senhora'. 

    Um abraço, ZHC sempre!"

    @Cyndaquil - "Era uma equipa histórica... muito antes de ser ZHC, pessoalmente já adorava os ZHC como equipa, especialmente nos HAI, visto que ambas as equipas tinham uma grande amizade e convivíamos imenso entre nós.

    Mas falando de quando lá estive, senti sempre em todos os jogos o peso daquela "camisola". Contudo, o engraçado é que não era só eu que pensava isso, todos os meus colegas de equipa tinham noção da equipa que estavam a representar, isto é, a equipa mais antiga do HBPT. O nosso convívio era bom, já nos conhecíamos todos à imenso tempo, tínhamos aquela fome de querer vencer todos os jogos, e fora de haxball eram sempre noitadas até as tantas a conversar/jogar outras cenas em conjunto. Mas se há alguém que teve uma importância tremenda para os ZHC e para a sua longevidade, essa pessoa é o Edgar. Um líder 5 estrelas, um líder que esteve sempre presente nos bons e maus momentos, alguém que nunca abandonou o barco e que ficou até ao fim. É com saudade que recordo os meus tempos nos ZHC, mas também orgulho, especialmente pela ultima época. Quase toda a gente saiu a meio da época e fiquei sem jogadores para acabar os jogos que faltavam, fui buscar pessoas que já nem jogavam para fazer os oficiais, nunca me passou pela cabeça enquanto o ultimo capitão dos ZHC deixar que uma equipa com a história da Zona terminasse a sua ultima época com desqualificação por FC. Posto isto, muito orgulho em ter capitaneado e representado a Zona Hax Club."

    @Zlatan - "Desde já gostaria de agradecer a oportunidade de me expressar perante o Jornal HBPT.

    Ora, sendo eu um dos membros mais antigos na comunidade, posso afirmar que acompanhei grande parte do trajeto dos ZHC. Globalmente, os ZHC eram a equipa (juntamente com os RHC) mais antiga de Portugal, era uma das equipas com o melhor convívio e com um dos melhores, senão o melhor capitão que já passou por aqui - o EDGAR. Era uma equipa acolhedora, sempre com grandes objetivos, grandes jogadores in-game e out-game. Eu fui um membro dos ZHC já numa fase de decadência, seja do haxball como da própria equipa, no entanto sempre demonstrou até ao ultimo suspiro ser das melhores equipas que Portugal já viu fora e dentro de campo. Em suma, os Zona Hax Club eram humildes, vencedores, empenhados, divertidos, uma equipa com uma maturidade a cima da média e deveriam ser o exemplo para as futuras e as novas equipas que por aqui andam.

    Para finalizar, salud a ZHC!"

    • Gosto 11
    • Obrigado 1

    Entre para seguir isso  


    Feedback do Usuário

    Recommended Comments



    Foi um prazer realizar esta entrevista e falar um pouco dos ZHC. 

    Parabéns ao Neve pela iniciativa e que continue com o excelente trabalho!

    Um abraço a todos, e vemo-nos por aí. ;)

    • Gosto 4

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    Faltou só meter aí alguns nomes como o meu, o do DS7, o do Wigas e do Tomas. Juntando assim ao Matt, Pires, Ronas e Edgar. Essa sim a equipa inicial dos ZHC!

    Só para terem uma ideia do quão antigo os ZHC são, nessa altura inicial comunicávamos usando o antigo MSN Messenger! 

    • Gosto 1

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    Faltou também mencionar o escândalo de corrupção que abalou essa honrosa equipa

    • Haha 1

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites
    6 horas atrás, diaseguinte disse:

    Faltou só meter aí alguns nomes como o meu, o do DS7, o do Wigas e do Tomas. Juntando assim ao Matt, Pires, Ronas e Edgar. Essa sim a equipa inicial dos ZHC!

    Só para terem uma ideia do quão antigo os ZHC são, nessa altura inicial comunicávamos usando o antigo MSN Messenger! 

     

    Verdade. Assim como Mou e o Ricardo (R20)!

    Bons tempos ?

     

    3 horas atrás, B0$$ disse:

    Faltou também mencionar o escândalo de corrupção que abalou essa honrosa equipa

    Que incendiário ? ? ?

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    Agradecido por me relembrarem como o haxball era bom e as equipas eram topo mundial

    • Gosto 1
    • Obrigado 1

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites
    1 hora atrás, Zlatan disse:

    Agradecido por me relembrarem como o haxball era bom e as equipas eram topo mundial

    Grande és tu 

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    Esta equipa, para mim sempre funcionou como o exemplo de como deve ser encarada uma comunidade, seja qual for a razão que nos une...

    Especialmente, da minha experiência neste meio, levo muitas recordações para a vida, e agradeço o facto de ter tido a oportunidade de fazer parte não só dos ZHC, mas de uma comunidade que tinha em mente exactamente isso, a comunidade, pois independentemente do jogo que nos trazia aqui, o que nos mantinha cá eram as amizades que fazíamos. Falo no plural porque sinto que em muitas alturas eu não era o único que vinha para qualquer meio de comunicação que arranjava, só conviver... muitas vezes nem acabava por jogar... só queria passar o tempo que tinha disponível após o meu dia de trabalho com vocês, porque me sentia bem assim.

    Espero que vocês à vossa maneira se tenham sentido bem cá. Foi um prazer fazer parte da Zona e conhecer tantas pessoas incríveis.

     

    Boa sorte e tudo de bom para o futuro desta família.

    • Gosto 3
    • Obrigado 1
    • Wtf 1

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites
    2 horas atrás, ZeroRullz disse:

    Saudades de ser acusado de macro nos u21 ahah

     

    Um dos meus macrosos favortios!

    Um abraço amigo

    • Obrigado 1

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    ZHC u21 > ZHC! Uma das melhores de sempre em Portugal, especialmente a combinar resultados ?
    Foi um prazer ter feito parte desta equipa e de ter javardado à vontade sem quaisquer repercussões! Não deixas de ser uma merda tho, @Edgar ZHC.

    • Gosto 2
    • Obrigado 1

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites
    23 horas atrás, Pringles disse:

    ZHC u21 > ZHC! Uma das melhores de sempre em Portugal, especialmente a combinar resultados ?
    Foi um prazer ter feito parte desta equipa e de ter javardado à vontade sem quaisquer repercussões! Não deixas de ser uma merda tho, @Edgar ZHC.

    Apesar de mencionar as criações de academias, cuidado com esses projetos....

    Às vezes saem travecos como esta Batata @Pringles

     

    Saudades amigo, abraço ;)

    • Gosto 1

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    Quem acha que o Eddy é um judas que deixe aquele like gostoso

    • Gosto 1

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites
    Em 29/07/2018 at 17:55, TIAGO disse:

    Por acaso não são/foram a equipa mais antiga x)

    foste/és/serás um dos membros mais repugnantes juntamente com a tua equipa. 

    Os ZHC RHC HAI FAMILIA EC WAR são as unicas equipas que merecem alguma apreciação, a tua merece merda.

    merdosos

    • Gosto 2

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites
    6 minutos atrás, Zlatan disse:

    foste/és/serás um dos membros mais repugnantes juntamente com a tua equipa. 

    Os ZHC RHC HAI FAMILIA EC WAR são as unicas equipas que merecem alguma apreciação, a tua merece merda.

    merdosos

    e os EA

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites
    4 minutos atrás, selet disse:

    e os EA

    e os FSK e os RIP

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites
    11 minutos atrás, wassup disse:

    e os FSK e os RIP

    e os SW

    • Gosto 1

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites
    11 minutos atrás, wassup disse:

    e os FSK e os RIP

    x2

    Compartilhar este comentário


    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites



    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Criar uma conta

    Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

    Crie uma nova conta

    Entrar

    Já tem uma conta? Faça o login.

    Entrar Agora