TeamSpeak: hbpt.ts.io
Discord da Comunidade: https://discord.gg/vVUV5vN
Entre para seguir isso  
Neve.

Jornal - Amigos, Amigos, Administração à parte

Recommended Posts

121121212.thumb.jpg.bede449925ed4d1805951be642379cab

Chegou ao Haxball Portugal um novo jogo que promete agitar com as mentes dos nossos membros. ''Amigos, Amigos, Administração à parte'' trata-se de um passatempo onde colocamos em confronto dois pontos de vista. Isto é: por um lado, convidamos um membro da comunidade (de forma aleatória) para que este se faça passar por moderador - o usuário em questão terá de responder a quatro perguntas que um administrador tem que pensar sempre que está a exercer as suas funções; por outro lado, em cada crónica iremos revelar o testemunho de um moderador concreto que responderá pessoalmente às mesmas questões que forem colocadas ao membro. No final de tudo, pode-se comparar os dois lados e inferir com quem mais nos identificamos em termos de ideologias.

Com isto, o objetivo deste jogo passa por comparar os pontos de vista da comunidade com os do STAFF, tentado ver qual é o mais acertado. Para isso, deseja-se que todos sejam participativos e que revelem na secção dos comentários as respetivas opiniões sobre os assuntos em cima da mesa. A interatividade é a palavra de ordem!

Nesta primeira crónica colocamos frente a frente duas personalidades bem distintas, mas já com bastante experiência nestas andanças. Eis o duelo entre @diaseguinte e @gon!

3

No lado da suposição com @diaseguinte

• Qual é o maior problema que a comunidade tem nos dias de hoje?

Em poucas palavras, penso que o fundamental é tentar manter-se activa e relevante de forma a conseguir cativar os membros a permanecerem neste espaço. A comunidade acabou de celebrar o seu 7º aniversário e as pessoas que por aqui continuam são as mesmas que por cá andavam há 5 ou 7 anos atrás. Isso não é necessariamente uma coisa má, mas a verdade é que nós nunca conseguimos trazer pessoas novas. Aos poucos, os membros mais antigos vão deixando de vir, e não estão a haver pessoas novas para manter a roda a girar. Isto acontece muito por força do jogo que é, e por nunca ter tido um grande sucesso em Portugal. Estamos a assistir a uma morte lenta do Haxball... e a comunidade por inerência do mesmo. Obviamente que resta ao STAFF continuar a criar conteúdos, dar relevância aos vários projectos que tem e tentar manter as pessoas por cá durante o máximo de tempo possível. E nisso acho que a equipa do Jornal HBPT tem tido um papel determinante - estão todos de parabéns!

• Qual deve ser a postura e o papel de um moderador dentro de uma comunidade de Haxball?

Isso vai depender sempre do que o STAFF actual pretende, por isso eles saberão explicar isso melhor que ninguém. Claro que depois há qualidades que são sempre agradáveis vindo de alguém na moderação. Ou seja, uma pessoa que seja activa, que tenha iniciativa e que tenha o mínimo de noção das coisas são pontos essenciais para uma alguém com o cargo de moderador. Quanto ao seu papel: ter ideias, colaborar na tomada de decisões, ter um sentido crítico ou moderar o fórum são algumas das coisas que estas pessoas têm de ter em conta. Por fim, estar preparado para responder aos inúmeros pedidos ou perguntas vindas do Teamspeak diariamente (isto é algo que a maior parte das pessoas não tem bem noção, mas são muitos mesmo).

• Qual é o sector do STAFF que precisava de um trabalho mais incisivo?

Para responder a esta pergunta teria de saber como é que o STAFF actual trabalha e qual o papel de cada pessoa pertencente ao mesmo. Como muitos devem saber, eu já desempenhei o papel tanto de moderador como de administrador do Haxball Portugal, e também já passei muito tempo fora dele... existe sempre uma grande disparidade entre o que as pessoas pensam que se passa vendo de fora e o que realmente se passa dentro do STAFF. Aos olhos de um utilizador normal do fórum, uma pessoa do STAFF só é trabalhadora se dá a cara na tomada de decisões. Neste momento tenho a visão de fora e o que posso constatar é que há pessoas da administração que passam mais despercebidas aos olhos de um utilizador normal, mas tendo estado lá dentro sei que não existe nenhuma correlação e podem muito bem ser das pessoas mais trabalhadoras. Nenhum utilizador saberá responder a esta pergunta sem ter conhecimento de causa.

• Deve-se ter uma administração mais benevolente no que diz respeito a discussões, ou mais virada para a disciplina, tentando oprimir situações de picardias?

Pessoalmente, nem 8 nem 80. Isto é, acima de tudo ter bom senso para conseguir avaliar as situações. Se me perguntares: as regras estão lá e são para se fazer cumprir? Certo. Mas ninguém aqui é um robot e é com pessoas que estamos a lidar... haverá situações em que administração deverá ser mais benevolente e haverá situações em que se deve virar mais para a disciplina. Diria que a parte de moderar é 80% bom senso e 20% regras. Dou um exemplo recente que foi o tópico "Vamos mencionar o gon". Resumindo o tópico, o gon foi mencionado mais de 40 vezes e o STAFF recebeu mais de 40 report's na caixa de mensagens. Devia o STAFF ter silenciado umas quantas pessoas? Podia certamente tê-lo feito, mas não aconteceu. Tratou-se de uma brincadeira e tivesse o intuito do tópico continuado, não tenho dúvidas que teriam saído algumas punições. Foi uma boa avaliação dos responsáveis pelo HBPT, que fizeram uso do bom senso e é assim que deve ser a meu ver.

4

No lado da realidade com @gon

• Qual é o maior problema que a comunidade tem nos dias de hoje?

Penso que o maior problema da comunidade seja mesmo um mal português - gostar muito de atrito e confusão. Em poucas palavras: tem de haver polémica para haver interesse. Talvez por isso se veja tantos post's terminarem em troca de tabefes entre user's

• Qual deve ser a postura e o papel de um moderador dentro de uma comunidade de Haxball?

Aprendi por experiência própria que um membro do STAFF não deve ser protagonista. Para mim, um moderador é um usuário quase igual aos outros, que deve usufruir do bom que a comunidade pode trazer em termos de convívio e divertimento. Conversar, brincar, ter proximidade com os que o rodeiam - como qualquer outro user (sublinho que deve ter e usar essa proximidade para tentar limitar as confusões e gerir os tópicos). O resto do seu trabalho deve ser feito com pouco barulho e espalhafato.

• Qual é o sector do STAFF que precisava de um trabalho mais incisivo?

Talvez o sector mais técnico. Alguém com os conhecimentos @Ryuakaishow faz sempre falta... é uma área em que nenhum membro do atual STAFF é perito, tirando o @SirPereira que tem um tempo limitado.

• Deve-se ter uma administração mais benevolente no que diz respeito a discussões, ou mais virada para a disciplina, tentando oprimir situações de picardias?

O gon de outros tempos responderia-te sem pensar duas vezes: disciplina. Mas hoje em dia vejo isso de forma diferente, uma vez que agora, quando chegamos ao HBPT depois da escola ou do trabalho, queremo-nos divertir e relaxar. Disciplina num espaço destes? Aqui não é a tropa... claro que existem limites e regras, porque cada membro merece ser respeitado, mas não deve ser nunca uma ditadura. As palavras chave para que tudo corra dentro da normalidade são tolerância e paciência.

Veja �ompleto

• Gosto 10

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se soubesse que era contra o diaseguinte tinha metido a equipa titular. Sportinguistas é para golear

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
41 minutos atrás, gon disse:

Se soubesse que era contra o diaseguinte tinha metido a equipa titular. Sportinguistas é para golear

Já eu tinha quase a certeza que era contra ti. Eras a escolha óbvia e também só havia 2 opções (tu ou o Aimar). Contra mim nem com a equipa titular!! Foi um bom esforço ainda assim.

Para a próxima quando estiveres contra o @Talisca@@@ talvez ganhes 😆

Anyway, quero agradecer ao Neve pela entrevista e pela oportunidade! Continuação de um bom trabalho!

#EleSim

Editado por diaseguinte
  • Gosto 1
  • Obrigado 2

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que podiam focar em reduzir esses textos de 150 palavras para umas 40. @Neve. Se for um assunto muito interessante, o pessoal vai ler tudo, mas se for "secante" apenas vão ler a primeira e a última frase... ( Estou a falar sobre as respostas e as introduções aos temas )

Apenas uma dica.

• Gosto 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, DemoNLogiC disse:

Penso que podiam focar em reduzir esses textos de 150 palavras para umas 40. @Neve. Se for um assunto muito interessante, o pessoal vai ler tudo, mas se for "secante" apenas vão ler a primeira e a última frase... ( Estou a falar sobre as respostas e as introduções aos temas )

Apenas uma dica.

Em minha defesa e sendo eu um dos entrevistados, obviamente não posso simplesmente responder às perguntas com um Sim ou com um Não ou com uma resposta de 5-10 palavras. Não é assim que as entrevistas funcionam e tens sempre que alongar mais como é óbvio... Se ficou muito grande, peço desculpa mas foi o possível para explicar o raciocínio.

• Gosto 3

Compartilhar este post

Link para o post

@DemoNLogiC, o jornal é um espaço de leitura. Se se começar a responder com 1/2 frases mais vale fazer-se capas de jornais. Ainda acredito que no século XXI as pessoas tenham maturidade suficiente para ler uma boa entrevista. Porque sim, só vi qualidade, tanto da parte do gon, como do diaseguinte e principalmente do Neve.

• Gosto 3

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Bluzzer disse:

@DemoNLogiC, o jornal é um espaço de leitura. Se se começar a responder com 1/2 frases mais vale fazer-se capas de jornais. Ainda acredito que no século XXI as pessoas tenham maturidade suficiente para ler uma boa entrevista. Porque sim, só vi qualidade, tanto da parte do gon, como do diaseguinte e principalmente do Neve.

Ninguém em 2k18 tem tempo para ler uma entrevista de 2 mil palavras sobre o haxball.

21 minutos atrás, diaseguinte disse:

Em minha defesa e sendo eu um dos entrevistados, obviamente não posso simplesmente responder às perguntas com um Sim ou com um Não ou com uma resposta de 5-10 palavras. Não é assim que as entrevistas funcionam e tens sempre que alongar mais como é óbvio... Se ficou muito grande, peço desculpa mas foi o possível para explicar o raciocínio.

Sim, eu claramente disse para responderem às perguntas com sim ou não!

... O que tens de errado? É apenas fazer um resumo da resposta inicial. Algo entre 10 a 30 palavras está perfeito, nunca disse 5 a 10 palavras. Volta para os memes que não és nada de especial em argumentação.

E agradecia que não entrassem na discussão, é uma dica minha para o Neve, não sei porque caralho estão ai armados em rambos de entrevistas.

Editado por DemoNLogiC
  • Wtf 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, DemoNLogiC disse:

Apenas uma dica.

Falando nos artigos deste género, as introduções aos textos são obrigatórias, dado que se trata de um novo passatempo que exige uma explicação do seu funcionamento (assim como aconteceu no HaxQuiz). Claro que daqui para a frente já não vão existir períodos introdutórios... as pessoas passam a conhecer a mecânica e, como tal, só identificarei os convidados (mais uma vez como acontece no HaxQuiz).

No que se refere às respostas, penso que ambos abordaram diretamente o tema... um apenas desenvolveu mais que outro - normal. O meu papel como jornalista é corrigir eventuais erros formais e não ocultar informação pertinente que poderia distorcer a intenção comunicativa dos concorrentes.

De resto, ser "secante" ou não depende da visão de cada um. Eu pelo menos tento diversificar temas, secções do jornal e entrevistados (se reparares bem quase ninguém que entrevistei foi mais que uma vez, tirando um caso ou outro em específico).

Já agora, aproveito o comentário e a crítica construtiva deixada pelo @DemoNLogiC (o qual agradeço) para incentivar mais pessoal a deixar a sua opinião. Nós trabalhamos porque gostamos, mas esperando sempre algum feedback da comunidade.

• Gosto 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Neve. disse:

Falando nos artigos deste género, as introduções aos textos são obrigatórias, dado que se trata de um novo passatempo que exige uma explicação do seu funcionamento (assim como aconteceu no HaxQuiz). Claro que daqui para a frente já não vão existir períodos introdutórios... as pessoas passam a conhecer a mecânica e, como tal, só identificarei os convidados (mais uma vez como acontece no HaxQuiz).

No que se refere às respostas, penso que ambos abordaram diretamente o tema... um apenas desenvolveu mais que outro - normal. O meu papel como jornalista é corrigir eventuais erros formais e não ocultar informação pertinente que poderia distorcer a intenção comunicativa dos concorrentes.

De resto, ser "secante" ou não depende da visão de cada um. Eu pelo menos tento diversificar temas, secções do jornal e entrevistados (se reparares bem quase ninguém que entrevistei foi mais que uma vez, tirando um caso ou outro em específico).

Já agora, aproveito o comentário e a crítica construtiva deixado pelo @DemoNLogiC (o qual agradeço) para incentivar mais pessoal a deixar a sua opinião. Nós trabalhamos porque gostamos, mas esperando sempre algum feedback da comunidade.

Ele não vai ler, isso tem mais de 40 palavras

• Gosto 1
  • Obrigado 1
  • Haha 7

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha particular opinião está impecável assim. Nem tirar nem pôr (em termos de quantidade de palavras).

Aproveito para deixar uma sugestão que se falou em tempos, que seria confrontar ambos os users (user/staff) com uma situação em específico e saber como ambos reagiram na aplicação das regras face a essa situação.

De resto, 5* como habitual. Muito bom @Neve.!

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
36 minutos atrás, Modrić disse:

Ele não vai ler, isso tem mais de 40 palavras

Boas, Moussa Júnior.

Por acaso li, é algo que me dizia respeito por isso é worth gastar tempo para ler isso.

Editado por DemoNLogiC

Compartilhar este post

Link para o post
43 minutos atrás, Neve. disse:

Já agora, aproveito o comentário e a crítica construtiva deixada pelo @DemoNLogiC (o qual agradeço) para incentivar mais pessoal a deixar a sua opinião. Nós trabalhamos porque gostamos, mas esperando sempre algum feedback da comunidade.

Minha dica, resumindo, foi mais ou menos incentivar o jornal a produzir conteúdo oposto ao tópico de regras da liga oficial. Se for algo sem algumas piadas, apenas informação atrás de informação num texto de entre mil a três mil palavras, ninguém vai ler.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente este dia escreve que fode. é ele com as palavras e o Neve com as rankbars...

Aconselho ban nos 2 @SirPereira

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, metam mais palavras em ingles pelo meio, para o mano Demon curtir mais das entrevistas.

• Gosto 1
  • Obrigado 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Platão disse:

Epá, metam mais palavras em ingles pelo meio, para o mano Demon curtir mais das entrevistas.

Ui, granda Platão! É isso mesmo caralho!

Compartilhar este post

Link para o post
27 minutos atrás, DemoNLogiC disse:

Ui, granda Platão! É isso mesmo caralho!

The entrevista was fucking boa.

Da next time podias na linha do que disse o Pereira, apimentar a coisa, imaginando uma situação X e convidando o individuo do STAFF e o membro da comunidade a resolve-la. Mas o membro deve encarar a personagem e não se limitar a dizer "não estou por dentro do STAFF para saber...etc etc"

• Obrigado 2
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, gon disse:

The entrevista was fucking boa.

Da next time podias na linha do que disse o Pereira, apimentar a coisa, imaginando uma situação X e convidando o individuo do STAFF e o membro da comunidade a resolve-la. Mas o membro deve encarar a personagem e não se limitar a dizer "não estou por dentro do STAFF para saber...etc etc"

Ya, concordo.

Perdi-me na 2º frase tho.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto até calha bem dado a entrevista que é. Porque é mesmo esta a questão que o @Neve. coloca. Será que vai haver o bom senso que eu falei? Vamos ter um Staff mais benevolente no que diz respeito a discussões (como tem sido já com alguns posts apagados) ou mais virada para a disciplina? Se é para ter discussões bem que podem voltar a colocar os posts e peço que o façam...

Se há motivo para apagar posts pedia também que houvesse a punição devida que não vai acontecer como é óbvio.

Editado por diaseguinte

Compartilhar este post

Link para o post

Eu eliminei os post's porque não quero off-topic num local onde o que se deseja é termos um conteúdo construtivo para fazer com que a comunidade pense sobre os temas abordados. Tentei prolongar ao máximo o vosso bate-boca, mas chegou a um ponto em que estavam mais interessados na própria discussão do que em debater sobre a essência do passatempo.

A partir daqui, qualquer comentário despropositado será punido.

Podem continuar as vossas divergências extra jogo aqui: https://haxball.pt/forums/forum/5-fun-zone/

• Gosto 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, DemoNLogiC disse:

Ya, concordo.

Perdi-me na 2º frase tho.

Faltou a mention ao Neve, não era para ti, i don't care about you.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, Neve. disse:

A partir daqui, qualquer comentário despropositado será punido.

Só começa a contar a meio é? Estamos bem dentro do tema da entrevista, vamos debater... Quero saber a posição do Staff agora. Chamar aziado repugnante e conas numa discussão que não fui eu sequer que comecei é só off-topic? É a situação perfeita que reflecte bem a última pergunta da entrevista. Staff mais benevolente ou Staff virado para a disciplina?

Nem sequer provoquei nada disto nem nenhuma reacção da pessoa em questão. Vão continuar a ignorar e a apagar posts? Vão apagar o post que provoca tudo isto? Não há o bom senso que falei?

Até apagaram o post do aitor.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, diaseguinte disse:

Só começa a contar a meio é? Estamos bem dentro do tema da entrevista, vamos debater... Quero saber a posição do Staff agora. Chamar aziado repugnante e conas numa discussão que não fui eu sequer que comecei é só off-topic? É a situação perfeita que reflecte bem a última pergunta da entrevista. Staff mais benevolente ou Staff virado para a disciplina?

Nem sequer provoquei nada disto nem nenhuma reacção da pessoa em questão. Vão continuar a ignorar e a apagar posts? Vão apagar o post que provoca tudo isto? Não há o bom senso que falei?

Até apagaram o post do aitor.

Não fui eu que desaprovei nada mas vou-te responder.

Vocês apenas dão razão à minhas resposta na primeira pergunta do Neve. Tudo tem de ser transformado em discussão à minima coisa. Eu na altura vi esses insultos, no entanto tu também lhe tinhas chamado puto, o que pode ser considerado uma provocação se quisermos levar isto tudo a peito, e a seguir ele respondeu com 2 insultos que não são considerados muito graves, portanto teriam de ser punidos os 2, um mais que outro, mas o STAFF tal como tem feito sempre, decidiu deixar passar, limpar o topico e tentar relançar a conversa para o bom rumo.

Eis que, vocês se sentem ofendidos porque X posts foram apagados e o topico Y não foi, secalhar o topico Y encontrava-se dentro do tema ao contrario dos que foram apagados.

Tudo serve para discussão nesta comunidade, é o que vocês gostam.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
20 minutos atrás, gon disse:

Não fui eu que desaprovei nada mas vou-te responder.

Vocês apenas dão razão à minhas resposta na primeira pergunta do Neve. Tudo tem de ser transformado em discussão à minima coisa. Eu na altura vi esses insultos, no entanto tu também lhe tinhas chamado puto, o que pode ser considerado uma provocação se quisermos levar isto tudo a peito, e a seguir ele respondeu com 2 insultos que não são considerados muito graves, portanto teriam de ser punidos os 2, um mais que outro, mas o STAFF tal como tem feito sempre, decidiu deixar passar, limpar o topico e tentar relançar a conversa para o bom rumo.

Eis que, vocês se sentem ofendidos porque X posts foram apagados e o topico Y não foi, secalhar o topico Y encontrava-se dentro do tema ao contrario dos que foram apagados.

Tudo serve para discussão nesta comunidade, é o que vocês gostam.

Não reclamei de nada nem estou a reclamar, só digo que esse falso é que começou com isto... provocou-me e depois diz que eu é que comecei a discussão. Insulta-me e espera que não o insulte também. Engraçado...

Apenas dei um conselho ( de acordo com os meus ideiais ) ao @Neve., agora é com ele se ele vai usar ou não. Não me lembro de ter perguntado o que o diaseguinte acha sobre o meu conselho. Nem quero saber o que ele acha.

Editado por DemoNLogiC

Compartilhar este post

Link para o post

Ok. A partir de agora eu não quero mais respostas fora do tema, se quiserem abram um tópico em "outros" e façam a vossa queixa ou mandem pvt.

Qualquer intervenção off-topic aqui vai ser alvo de punição.

• Gosto 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.