Entre para seguir isso  
Neve.

Jornal - EC - Uma carreira assinalada pela ''superioridade''

Recommended Posts

Ec

EsforçoConquista - OS MAIORES DE PORTUGAL

"A história é feita de conquistas" - a máxima que vigora até aos dias de hoje ilustra um pensamento geral, mas que pouca gente consegue concretizá-lo. Ora, para vermos o verdadeiro significado desta expressão, nada melhor que falarmos da melhor equipa de Portugal de todos os tempos. De facto, os EC foram e muito provavelmente continuarão a ser nos próximos tempos a melhor equipa que alguma vez passou pelo HBPT, alcançando diversas conquistas com planteis excepcionais.

De entre de todas as figuras ilustres que passaram pela equipa, destacam-se @Mark, @Dark e @Tortogol - jogadores que fizeram-se nos EC e que juntos conquistaram tudo o que havia para conquistar, remetendo qualquer equipa para segundo plano. Para além destes pilares principais, podem-se ainda referir nomes como Terror, Radamel Falcao - UC, Pedrogol, Lisbon, Ferb, Perfecionista ou SimplySCP (é notório que qualidade não faltava).

Inicialmente, a equipa criada por Mark e Divanei foi formada apenas com o intuito de de gozar com um usuário daquele tempo - CapitanSCP - com quem os fundadores tinham alguma afinidade (daí que o nome original da equipa tenha sido 'Enraba Capitão'). Depois, a equipa começou-se a aperceber do potencial que o projeto tinha, e, passado um tempo, o objetivo já só era um: ganhar. Passaram dias, semanas, meses, anos e o desfecho das competições era quase sempre o mesmo... os EC conseguiam estar sempre no topo, contando com uma liderança forte, com jogadores incríveis e com um palmarés invejável. Para termos uma ideia mais precisa do que esta formação conseguiu alcançar, deixamos todas as conquistas a nível nacional desta formação:

  • 🏆 1ª época - SuperLiga 3v3 & Taça de Portugal 3v3;
  • 🏆 2ª época - SuperLiga 3v3;
  • 🏆 3ª época - SuperLiga 3v3;
  • 🏆 4ª época - SuperLiga 3v3;
  • 🏆 6ª época - Taça de Portugal 3v3;
  • 🏆 8ª época - SuperLiga 4v4;
  • 🏆 9ª época - SuperLiga 3v3 & SuperLiga 4v4;
  • 🏆 10ª época - SuperLiga 3v3;
  • 🏆 11ª época - SuperLiga 4v4 & Taça de Portugal 4v4;
  • 🏆 12ª época - SuperLiga 3v3 SuperLiga 4v4;
  • 🏆 13ª época - SuperLiga 3v3 SuperLiga 4v4;
  • 🏆 14ª época - SuperLiga 3v3;
  • 🏆 15ª época - SuperLiga 3v3 SuperLiga 4v4;
  • 🏆 16ª época - SuperLiga 4v4 & Taça de Portugal 3v3;

 

  • 🏆 SuperTaça SirPereira 3v3 - 2ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª & 10ª edições;
  • 🏆 Liga Aspirina - 11ª, 15ª, 16ª & 17ª versões;

Torna-se difícil opinar sobre os feitos que os Esforço e Conquista alcançaram, uma vez que os troféus falam por si. Todavia, uma coisa é certa: foram de longe a melhor equipa que alguma vez passou pelo HBPT. Nós, enquanto membros da comunidade, apenas temos de agradecer por terem elevado o Haxball em Portugal, deixando uma marca vincada que serve de exemplo para as atuais e futuras gerações.

De seguida, passamos à conversa com um dos antigos e mais marcantes membros dos EC - @lisbonsmile.

image.jpeg.f33376d2f5b1ccd9290362f7c52b0bde.jpeg

Entrevistador - Olá Lisbon. Quando olhas para o passado e recordas os tempos em que pertenceste a esta equipa, o que te vem à cabeça? E, neste sentido, o que é que os EC tinham de diferente comparativamente com as restantes equipas?

Lisbon - Olá! Bem, essencialmente é uma sensação de nostalgia. Comecei a jogar Haxball muito cedo e, talvez fruto da minha tenra idade, encarava o jogo com um certo fascínio. Lembro-me de uma comunidade muito mais ativa, com uma base de jogadores mais alargada, embora talvez não fosse tão competitiva como atualmente (hoje existem mais equipas a lutar pelo título). Os EC tinham uma equipa que durante muito tempo foi muito superior a todas a outras tanto a nível individual como a nível coletivo, e isso acabava por se reflectir em campo e em termos de resultados.

 

Entrevistador - O legado deixado foi enorme, não só em termos de conquistas como também no que diz respeito a um estilo de jogo muito próprio, que se refletia devido a uma qualidade individual e coletiva bastante característica. Como é que conseguiram alcançar este patamar de lendas do Haxball em Portugal?

Lisbon - Fazendo uma comparação com o futebol, hoje em dia qualquer jogador ambiciona jogar nas melhores equipas como o Real Madrid ou o Barcelona. À medida que os EC se foram estabelecendo como a melhor equipa em Portugal, naturalmente os melhores ambicionavam jogar lá. Quando se tem os melhores, fica mais fácil ganhar e, lá está, à medida que a equipa foi tendo os melhores jogadores, ganhando títulos em Portugal e no estrangeiro, foi-se consolidando como talvez a melhor equipa de sempre a nível nacional.

 

Entrevistador - Todos sabemos que os EC sempre foram conhecidos por terem os melhores nos seus planteis. Na tua opinião, e de entre todas as individualidades, qual foi aquela que foi a mais importante para o sucesso da equipa? E porquê?

Lisbon - Sem dúvida o MarkSCP. Foi ele que fundou a equipa e que fez com que a equipa chegasse ao patamar que chegou. Apesar de terem passado grandes jogadores pela equipa, tais como o Dark, Radamel, Terror, Torto, Pedro, ... destaco claramente o MarkSCP, não só pela questão de ter fundado e liderado a equipa, mas até pelo enorme trinco que era (que monstro!).

 

Entrevistador - Podemos afirmar que atualmente é impossível que esta equipa volte ao ativo, visto que quase nenhum jogador circula pelo seio do HBPT e os ''pilares'' deste projeto seguiram com as suas vidas. Pensas que o final dos EC foi digno da sua história? E, já agora, achas que deixaram algo por fazer?

Lisbon - Deixei de jogar isto antes dos EC terminarem e por isso não sei como foi o seu final, mas é o ciclo natural das coisas... os EC já tinham vencido tudo o que havia para vencer (ou pelo menos quase tudo) e à medida que te habituas a ganhar, vais perdendo motivação porque já não tens "objetivos". Aliando isso ao facto de obviamente termos outras prioridades nas nossas vidas, a equipa vai perdendo jogadores e eventualmente qualidade. Agora, a verdade é que nunca há um final perfeito, com certeza houve coisas que podiam ter sido melhores. No global, penso que não nos faltou nada - eventualmente vencer um ou outro título, mas quando conjugado com todas as outras conquistas acaba por ser insignificante.

 

Entrevistador - Muitas pessoas costumam dizer que o "passado ficou lá atrás". Consideras que estas homenagens que a equipa do Jornal tem feito às antigas equipas que deixaram a sua marca no HBPT é algo positivo para, por exemplo, os membros recordarem as boas lembranças do passado, ou que devíamos deixar as memórias de lado?

Lisbon - Não voltei à muito tempo e por isso ainda não estou bem a par de grande parte dessas homenagens, mas naturalmente que é positivo. Não só para os antigos membros recordarem esses tempos, mas até para novos jogadores (que não fazem a mínima ideia de quem foram, por exemplo, os EC ou outras equipas míticas) ficarem a conhecer um pouco da nossa rica história haxbolística.

Muito obrigado pelo convite e bons jogos!

 

Imagem relacionada

Como é que os adversários olhavam para os EC?

@TIAGO - "Os EC foram a melhor equipa portuguesa de sempre - o palmarés deles diz tudo. Na altura, tínhamos medo de defrontá-los, mas ao mesmo tempo dava uma certa pica, porque queriamo-nos mostrar. Lembro-me que no início levávamos grandes tareias deles, mas houve um jogo que conseguimos ganhar 4-3 aos EC enquanto BLACKOUT se não me engano (ficámos tão contentes por essa pequena conquista que nem imaginam!). Um facto é que poucas equipas conseguiam tirar pontos aos EC. Porém, devo dizer que sempre me dei bem com o capitão dos EC, o MarkSCP e continuo a dar, dado que ainda vamos falando pelo Facebook. Gostava que eles voltassem a jogar... contudo, acho que não iriam ter tantas vitórias como antes, já que há muitas equipas que lhes podiam fazer frente. Houve uma vez que criaram os PRO, uma espécie de EC e nunca conseguiram ganhar nada (desta feita penso que tenha sido sem o MarkSCP - ele fazia a diferença nomeadamente no processo defensivo)."

@Chico'z - "Os EC eram a equipa mais completa em Portugal. Contudo, e na minha opinião, os FAMILIA tinham capacidades para ser muito melhores tanto em Portugal como no estrangeiro. A diferença entre uma e a outra era a qualidade defensiva do MarkSCP que efetivamente fazia a diferença - a nível ofensivo os FAMILIA eram superiores, mas a nível defensivo pecavam bastante. Outro dado importante a ter em conta é que os EC sempre foram a equipa que mais conquistou títulos em Portugal, mas é preciso perceber que sempre tiveram os melhores. Como já disse, o capitão deles fazia a diferença, não só pela qualidade que emprestava à equipa no ataque, como também no seu nível defensivo... mas também existiam jogadores como Dark, que dominava skill's que poucas pessoas tinham interesse em controlar, ou o Tortogol que tinha uma visão de jogo que quase ninguém possuía. Por fim, acho que acabaram na altura certa - o Haxball nunca evoluiu para alguém perder tantas horas como eles perdiam na altura."

 

Veja ompleto

 

  • Gosto 8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.