Entre para seguir isso  
pxota

Artigo Jornal HBPT - Evolução ou estagnação?

Recommended Posts

Muitos de nós são os que jogam isto à anos. Pois é, este para mim foi o 6º ou o 7º, sei lá. O jogo é uma grande porcaria, mas mesmo assim todos começámos por dar uns toques quando não havia nada para fazer. Seria o tédio de não haver nada melhor para fazer? Se assim tiver sido, é triste. A coisa começou a ficar mais grave quando nos apercebemos que jogar Haxball passou a ser rotina. Muito ou pouco, lá se vai jogando um bocadinho depois da escola, trabalho, etc. Dei por mim várias vezes a pensar: "Mas serei anormal? Isto é estúpido...". Concordância com esse pensamento também não faltou, muitas foram as vezes que lá ia a minha mãe a passar na casa e fazia questão de dizer que o que eu estava a jogar parecia algo para meninos pequeninos. Nunca respondi, sabia bem que ela tinha razão. Apesar do puto de 12 anos nas salas públicas e o host aziado que fechava a room quando perdia, eu sempre voltei no dia seguinte para jogar. 

Foi com o passar do tempo e da idade que percebi o porquê deste novo hobby e penso que não fui o único que a dado ponto chegou à mesma conclusão. Foram os amigos feitos complemente por acaso nas rooms públicas, foram as equipas com chat num site feito à pressa no Weebly, foram as partidas na ESL. Quem se lembrar de tudo isto sabe que está a ficar velho. Quem se lembrar de tudo isto sabe o que era ter medo de chegar no dia seguinte ao chat da equipa e ver que os outros se tinham chateado e a mesma tinha acababo. Bons tempos!

Hoje já não há nada disso, temos um lugar na web que abriga tudo referente ao Haxball Português. Já não se tem que andar à procura de salas de captações, basta fazer um tópico e esperar por interessados. Lembro-me das minhas captações nas salas de Haxball. Isso sim era pressão, pensar que se mandasse um frango ia de ban e aquele tempo todo a tentar impressionar o host tinha sido em vão. Engraçado como o facilitismo se tornou monótono. Talvez fosse isso o que o Haxball tinha de engraçado. Antes já era difícil arranjar equipa e mantê-la até à sua oficialização, quanto mais pensar em ganhar a Superliga ou ir à selecção. Hoje ganhar a Superliga é o objectivo mínimo de muitos e quando nos habituamos a colocar a fasquia tão perto do potencial máximo que o jogo tem é normal sentirmos que não estamos a receber nada de novo. É ter a sensação de que todas as épocas são a repetição da anterior.

Nem sempre o Haxball teve mapas, nem sempre o Haxball teve personalização dos bonecos e nem sempre houve programas anti-lag. Nem sempre foi comum ver um double, nem sempre foi normal ver um tiger. Nem sempre as equipas jogavam ao primeiro toque e sem falhar passes. Como em tudo, nem sempre houve o conhecimento e evolução que hoje há no jogo, mas ainda assim era um sentimento de alegria comum ver algo acontecer numa partida de Haxball, fosse um golo, uma defesa, uma finta... Tudo era motivo de risota no ts, tudo gerava conversa entre quem estava a jogar. Hoje não há grande espaço para conversas sobre Haxball. Tudo é normal, mundano. Já foi tudo feito e visto. 

Tudo isto me faz pensar sobre até onde levámos o Haxball. Até onde podemos esticar esta corda? Estaremos perto do fim da diversão que este jogo pode oferecer? Será que jogar Haxball se vai tornar algo insuportável devido à saturação que temos do jogo? E o que acontecerá com a comunidade? Todos aqueles que convivem diariamente connosco no TeamSpeak serão apenas lembranças de um jogo que costumávamos jogar? Até que ponto manteríamos o contacto com aqueles que nós chamamos de amigos mesmo nunca os tendo visto? Será que é mesmo para manter o contacto com essas pessoas que continuamos a jogar este jogo? 

Eis algo que merece reflexão...

• Gosto 17

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Revi-me em muitas das tuas palavras... Relembrar o antigo é sempre nostálgico. Obrigado, Fucking! 

Abraço, 

rg! 

• Gosto 1

Compartilhar este post

Link para o post

Relembro-me bem desses velhos tempos de chats e sites feitos à pressa. Curiosamente, a maioria dos membros que ainda jogam isto e que eu considero "amigos mesmo que nunca os tenha visto", conheci-os a partir desses tempos. Realmente o Haxball pouco ou nada de novo nos traz hoje em dia, pelo menos para aqueles que já passam quase uma década a jogar isso (sim, quase 10 anos a jogar isto, uau!). Sinto que apesar de se jogar Haxball, o pessoal encontrou outras formas de convívio, aqueles que se dão bem convivem de outras formas, sem ser apenas jogar o jogo de meninos: Ontem, eram duas da manhã e éramos 15 a jogar Town of Salem - para ser bem sincero, já não me divertia assim há algum, com pessoal do Hax sem ser a jogar Hax.

Gostei muito do texto amigo @TheFuckingLeet, revi muitos momentos nessa opinião que concordo! Afinal, depois de um dia cansativo, nada melhor que estar com os amigos! :)

• Gosto 2

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, Darth Vader disse:

Sinto que apesar de se jogar Haxball, o pessoal encontrou outras formas de convívio, aqueles que se dão bem convivem de outras formas, sem ser apenas jogar o jogo de meninos: Ontem, eram duas da manhã e éramos 15 a jogar Town of Salem - para ser bem sincero, já não me divertia assim há algum, com pessoal do Hax sem ser a jogar Hax.

Tão isto, os momentos que mais ficam são estes. Estes e as noitadas de TinyChat que fazia à uns tempos, o pessoal em questão há-de lembrar-se xD

lembro-me que conheci o Darth muito antes de ele se tornar "conhecido" numa equipa em que durava no máximo 1 semana! Depois deixei de vir hax e deparei-me quando voltei com esta grandiosidade toda (ts e o crl). Dizes que agora já nada de novo se aprende com o hax? aprendes, acredito que até agora nunca tinhas pensado que algum dia iriam estar 15 ou + pessoas ( por vezes há mesmo ppl que tem de ficar de fora e esperar pelo próximo jogo) a jogar um jogo como Town of Salem ;)

Mas isto tudo deve-se também ao @Squibidi com a excelente iniciativa do Death Note!

Editado por Bluzzer
  • Gosto 4

Compartilhar este post

Link para o post

O Haxball foi criado em 2010, longe dos 10 anos xD

• Gosto 1

Compartilhar este post

Link para o post
24 minutos atrás, AviRa disse:

o haxball não tem 10 anos...

21 minutos atrás, Duke disse:

O Haxball foi criado em 2010, longe dos 10 anos xD

Eu disse quase dez anos, não disse que tinha dez anos... Menos de três anos e fazemos uma década de jogo - mais possível do que imaginam!

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.